Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Primeiras cirurgias oftalmológicas são realizadas no HSA

26 maro 2019 - 08h43

Iniciaram no mês de dezembro de 2018 as primeiras cirurgias oftalmológicas no Centro Cirúrgico Dr. Miguel Tabbal, do HSA de Tapejara, RS.

É um grande avanço para Tapejara e região. Tratam-se de procedimentos de última geração, possíveis graças a aparelhos modernos – Facoemulsificador e Microscópio, adquiridos com recursos federais, oriundos do Ministério da Saúde e, ao treinamento da equipe técnica que acompanhou cirurgias em Passo Fundo, antes de iniciar no HSA.

O principal procedimento é a cirurgia de catarata, sendo que até o mês de março de 2019, já foram efetuadas 13 dessas cirurgias.

O médico oftamologista, Dr. Juiano Grandi, especialista em cirurgia de catarata por facoemulsificação, relata que “a doença é caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho e normalmente ocorre devido ao envelhecimento, mas também pode ser causada por traumas, alterações congênitas ou pelo uso de alguns tipos de medicamentos, como corticoides, por exemplo. Qualquer que seja a causa, o tratamento é sempre cirúrgico. Na cirurgia, retira-se o cristalino opacificado e implanta-se uma lente intraocular que o substituirá. A cirurgia é feita com anestesia local e o paciente vai para casa logo após o procedimento”.

Dr. Juliano explica que “esse procedimento, vulgarmente conhecido como cirurgia a laser, é feito por uma microincisão de 2,5mm e não há necessidade de dar pontos. Além disso, dependendo do tipo da lente intraocularizada, resolve-se o problema da catarata e consegue-se corrigir o grau, dessa maneira, grande parte dos pacientes não precisa mais usar óculos após a cirurgia. Este método é muito mais seguro e com recuperação melhor e mais rápida do que pela maneira convencional. Agora, os pacientes de Tapejara e região não precisam mais se deslocar até Passo Fundo para cirurgias de catarata!” comemorou o médico.

Para o presidente do HSA, Valdir Pietrobon, “a realização dessas cirurgias é uma conquista de todos! Temos o costumeiro apoio, tanto da comunidade, quanto de parlamentares, principalmente para a destinação de recursos, através dos quais podemos equipar o hospital com o que há de moderno na área médico-hospitalar. É importante destacar o treinamento da equipe técnica também. Trabalhamos para que a população que busca os serviços do Hospital Santo Antônio seja sempre muito bem atendida. Isso torna nosso HSA uma referência regional”, comemorou Valdir.

Colaboração: Dr. Juliano Grandi, Médico Oftalmlogista

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Recepção e Integração ao novo colaborador!

No dia 23, terça-feira, a superintendência, juntamente com a gerência de gestão de pessoas, realizou a recepção...

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...