Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Inicia hoje o Internato Médico no HSA de Tapejara

17 janeiro 2019 - 09h25

Lançado oficialmente na noite da última segunda-feira (14), no Hospital das Clínicas de Passo Fundo, com a participação de representantes da direção do HSA e poder público municipal de Tapejara, o Internato Médico (estágio curricular) do Curso de Medicina da IMED inicia hoje no Hospital Santo Antônio.

O HSA, junto ao Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha e o Cristo Redentor de Marau, também serão locais da prática dos acadêmicos em estágio curricular do curso de Medicina, sendo que o estágio é obrigatório em serviços de saúde, destinado a complementar e aprimorar os atos médicos e conhecimentos apreendidos nos períodos anteriores do curso de graduação. As atividades do Internato serão de caráter essencialmente prático, sob supervisão docente (médico preceptor).

Para realização do estágio, o HSA disponibilizará alojamento e alimentação aos estudantes, os quais (2 estagiários em cada etapa, no período de 4 semestres) acompanharão os serviços realizados na Urgência e Emergência e em outros locais da instituição.

Durante o evento de lançamento do Internato, o presidente do HSA, Valdir Pietrobon, manifestou-se em nome dos hospitais que receberão os estagiários, destacando que “há 15 anos a IMED atua na formação de novos profissionais da região”. Lembrou, também, que “em 2013, quando Sirinei Panizzon era presidente da instituição, representantes da universidade vieram até o HSA em busca de parceria e, a direção prontamente assinou o contrato de estágio em várias áreas de atuação para estágio curricular. Em dezembro passado, o Coordenador do Curso de Medicina, Professor Luiz Arthur Rosa Filho, o Coordenador de Internato Médico, Professor Lucas Schmitz e o Coordenador Acadêmico da IMED, Professor Luiz Ronaldo, em conjunto com integrantes do Corpo Clínico do hospital, apresentaram os objetivos do projeto de Internato Médico.”

Com o início das atividades do estágio no hospital, Valdir enfatizou que, “hoje, dia 17 janeiro de 2019, será um marco na história do HSA, pois iniciará oficialmente o Internato Médico, onde, num primeiro momento será um período de 6 meses, com atuação de quinta a domingo, durante 24 horas diárias. O HSA tem 81 anos de junto à comunidade tapejarense e regional e, ao longo dessas mais de 8 décadas, muitas diretorias trabalharam intensamente, com o apoio de colaboradores, médicos e poder público municipal de Tapejara e região, na manutenção do serviço de Urgência e Emergência. O Internato Médico vem a acrescentar esse compromisso, pois, a partir da atuação desses profissionais junto ao setor (UE) e outros da instituição, mais profissionais buscarão o município para atuar na carreira, após a conclusão do curso de medicina. O HSA está sempre buscando melhorar, para melhor atender a população que busca nossos serviços!', conclui ele, agradecendo à IMED por acreditar no trabalho do hospital.

O Diretor Técnico do HSA, Dr. Johnny Zoppas, em seu depoimento salientou que “trata-se de mais uma grande conquista! As boas notícias não param no hospital. Quero parabenizar a diretoria e a maneira como conduzem a gestão desta entidade. Agora, esta parceria com a IMED, onde doutorandos farão seu estágio obrigatório no Hospital, demonstra o compromisso com a saúde da população. Além disso, outros projetos grandiosos são o destaque da administração de uma entidade que se tornou referência para toda a região. Parabéns Hospital Santo Antônio por mais esta conquista!”, comemorou o diretor.

Ildo Costella, Diretor Administrativo, frisou a importância do HSA estar conectado com o meio universitário, recebendo acadêmicos de diversos cursos da UPF, UFFS, URI, UNIJUÌ e, agora os doutorandos da IMED que, com a prática acadêmica passam a conviver com a realidade de cada instituição, conhecendo futuros campos de atuação. Ildo reforçou que, para realização do Internato no HSA, assessora técnica, Dra. Meiruele Machado Pozzer, será a preceptora dos estagiários do curso de medicina da IMED.

Colaboração: Valdir Pietrobon, Dr. Johnny Dorval Zoppas e Ildo Costella

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Fotos: Paula Steffenon/IMED

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...