Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

HSA dá o primeiro passo em busca da Acreditação

10 dezembro 2019 - 17h21

Acreditar no nosso potencial e, com essa convicção, buscar o melhor a cada dia… esses são propósitos de uma instituição que há mais de 80 anos vem abraçando vidas!

E nessa busca pela melhoria constante, o HSA está dando mais um passo rumo à Acreditação, um selo de Qualidade em Gestão em Serviços de Saúde, garantindo superioridade competitiva na área, fornecido pela ONA – Organização Nacional da Acreditação, alinhada ao Ministério da Saúde.

A adesão ao selo de Acreditação é voluntária. No Brasil, dos mais de 7.500 hospitais, apenas 337 são Acreditados, correspondendo a 4,49% do total. Já no RS, apenas 18 hospitais possuem o selo e, na grande maioria, estão concentrados nas regiões metropolitana e serra gaúcha.

Dividida em três níveis, a Acreditação traz consigo um impacto positivo para o hospital, onde no Nível 1 ocorre uma mudança na cultura da empresa, na busca pela excelência e é trabalhada a segurança como foco principal. No Nível 2, a preocupação é com a segurança aliada à gestão, onde há monitoramento de indicadores, gerando dados para melhoria, através da inter-relação de processos. E o último, Nível 3, cujo fator determinante é a melhoria contínua de todos os processos que movem a instituição.

As vantagens em ser uma entidade acreditada incluem: segurança do paciente, qualidade na assistência, aprimoramento em gestão e métodos de controle, senso de equipe e cultura de qualidade, colaboração com todas as partes interessadas, minimização de erros e problemas, padronização e aprimoramento contínuo dos processos internos, além de fazer parte de um seleto grupo de entidades de saúde, à nível de Brasil.

O Hospital Santo Antônio iniciou 2019 com a criação do Núcleo de Qualidade, sendo um elo entre a instituição e o selo de Acreditação. Desde então, normas regidas pela ONA estão sendo aplicadas e nos dias 09 de 10 de dezembro (hoje), a enfermeira Flávia Soveral Miranda, assessora técnica da empresa EJRos, que presta assessoria para hospitais em busca da Acreditação.

Durante os dois dias, Flávia acompanhou todos os processos que envolvem o dia a dia da instituição, de acordo com a seguinte programação: Liderança Organizacional e Gestão Administrativa Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Suprimentos e Logística, Gestão do Acesso ao Cuidado (nas recepções), Higienização e Processamento de Roupas, Internação, Atendimento Emergencial, Obstetrícia, Atendimento Cirúrgico e CME, Prevenção e Controle de Infecção e Biossegurança, além da Assistência Nutricional.

Devido à complexidade do programa, será necessário agendamento de nova visita da assessora, onde serão analisadas áreas restantes e, após, definição de pontos críticos e de sucesso (auditoria interna), concluindo essa fase com o parecer final para todos os gestores.

Para o diretor administrativo, Ildo Costella, “a importância em aderir ao selo de Acreditação está na garantia de segurança ao paciente, além da melhoria nos processos e na gestão, seguindo padrões de excelência, permitindo que o HSA tenha seu destaque merecido no cenário regional e estadual, considerando o número de instituições aderidas ao programa, que atualmente perfazem um total de apenas 18 no estado”. Ildo também destacou a visita de Flávia, sendo “um marco inicial, onde podemos apontar nossos pontos fortes e trabalhar as questões em que será necessária reorganização tanto nos aspectos estruturais, quanto assistenciais”, conclui o diretor.

Colaboração: Ildo Costella, Diretor Administrativo do HSA

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Recepção e Integração ao novo colaborador!

No dia 23, terça-feira, a superintendência, juntamente com a gerência de gestão de pessoas, realizou a recepção...

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...