Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

SCIH trouxe infectologista para falar sobre o Covid-19 aos profissionais do HSA e SMS de Saúde de Tapejara/RS

20 maro 2020 - 10h56

Na noite de ontem (19), o SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HSA) trouxe a médica infectologista, Dra. Vanessa Pimentel de Oliveira, que presta consultoria para o hospital, para atualizar os profissionais da instituição e da SMS sobre o Covid-19.

De acordo com a médica, é necessária uma atualização diária de protocolos, além de ser fundamental manter a calma e o equilíbrio, diante das informações que circulam sobre o coronavírus.

A profissional explicou que o epicentro da doença foi em Wuhan, na China, em 19 de dezembro passado e alastrou-se por todos os continentes, caracterizando uma pandemia, decretada em 13 de março, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até a data de ontem (19), foram contabilizados 3.130 óbitos na China, 2.978 na Itália e 3.352 em toda Europa. À nível mundial, totalizam-se 191.127 casos da doença e 7.807 mortes.

No Brasil, o primeiro caso surgiu em 26 de fevereiro e no RS, em 10 de março. Hoje, em Porto Alegre, devido a maior incidência de casos no estado, foi decretada transmissão comunitária. Até o dia de 19 de março, de acordo com o Informe Epidemiológico – Covid-2019 Centro Operações de Emergências Rio Grande do Sul/Coers, 31 casos foram confirmados, 370 descartados e 208 suspeitos seguem em investigação.

Vanessa explica que, levando em consideração um cenário agressivo, após o 50º caso confirmado, 5% desses pacientes necessitarão de leitos de UTI, o que significa, aproximadamente, 170 casos. No estado, temos um total de 150 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. O isolamento social precoce, decretado por muitas prefeituras, inclusive a de Tapejara, contribui drasticamente para a redução dessa expectativa de falta de leitos. A infectologista destaca a importância da conscientização da população para FICAR EM CASA, obedecendo as regras de quarentena, evitando contato com outras pessoas, ambientes externos e praticando a higienização correta das mãos e superfícies, além de manter os ambientes ventilados.

A alta taxa de transmissão ocorre, também, por meios assintomáticos, como celulares, maçanetas, corrimãos, áreas expostas ao contato geral, entre outros, pois, dependendo da superfície, o vírus pode sobreviver de 4 a 5 dias. Isso implica na higienização correta desses meios, com água e sabão ou álcool, principalmente o celular.

O período de incubação do coronavírus em humanos varia de 5,2 a 12,5 dias, positivando entre 5 e 7 dias. Os sintomas mais comuns, que determinam casos suspeitos, são: febre (em 83% dos casos) acima de 38,5ºC, mais de 2 dias, tosse (82% dos casos) e dispneia (falta de ar), associada a outros sintomas como dor de cabeça, dores musculares, hipotensão (pressão arterial baixa), confusão mental e sonolência (estas últimas, muito comuns em idosos), podendo evoluir para pneumonia severa, em alguns casos. Além de portar esses sintomas, enquadram-se como suspeitos, todas as pessoas que mantiveram contato de, no mínimo, 2 metros de proximidade com casos confirmados, por 15 minutos ou mais, ou que permaneceram por mais de 3 horas no mesmo ambiente (avião, por exemplo).

O grupo de risco engloba pessoas acima de 60 anos, portadores de neoplasia (câncer), pacientes com doenças cardiovasculares, infarto, asma, AVC, DBPOC (doenças pulmonares crônicas), gestantes e crianças. Vanessa apontou que, um índice de até 29% dos casos apresentou como complicações, lesão cardíaca aguda.

A infectologista reforça que o ideal é não procurar o hospital. A primeira ação, ao surgirem sintomas ou suspeita de contato, é ligar para o Disque Coronavírus (54) 9 9113-2758, onde uma equipe técnica orientará conduta e, caso necessário, ira até a residência do paciente. Os casos mais graves, devem, sim, procurar a emergência do hospital, onde, ao entrar, receberão máscara e será oferecido álcool gel para desinfecção de mãos, sendo conduzido o paciente e o acompanhante para área de isolamento, onde serão classificados. Sendo necessária a internação, o HSA disponibiliza de área de isolamento para casos do Covid-19.

Quando o isolamento é domiciliar, o paciente e familiares devem respeitar as normas que serão indicadas pela equipe técnica.

A médica reforça que, o isolamento social associado às regras de higienização: lavagem correta das mãos, uso de álcool gel, limpeza de superfícies, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca para tossis ou espirrar, evitar contatos (beijos, abraços e apertos de mão), ventilação de ambientes, contribuirão de forma significativa e eficaz para a redução na disseminação do vírus.

A cardiologista, responsável pelo SCIH, Dra. Mariza Fernanda Garcia Rosa, salientou a importância da informação e da participação de profissionais da saúde e da sociedade na execução de medidas preventivas.

Todos temos o compromisso de cuidar uns dos outros. As ações individuas garantem o bem-estar coletivo! Isolamento social não é exagero, é um ato de cidadania e amor ao próximo. Conscientize-se!

Colaboração: SCIH do HSA

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...