Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

HSA irá implantar novo protocolo de atendimento de urgência e emergência para triagem de pacientes no pronto-socorro

13 fevereiro 2015 - 11h43

O que é o Protocolo de  Atendimento de Urgência e Emergência?

Trata-se de uma determinação do Ministério da Saúde, classificando os pacientes pelo risco clínico, identificado por cores, após uma triagem baseada em sintomas, representando a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada um.

Como funciona a triagem?

Ao chegar no HSA, o paciente é avaliado por um enfermeiro, com treinamento e conhecimento clínico adequados. A classificação é baseada nos sintomas apresentados pelo paciente, como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, entre outros. Após avaliação inicial, o paciente recebe uma identificação com a cor correspondente ao seu quadro, seguindo para o atendimento ou aguardando o momento a ser atendido, conforme os critérios do Protocolo.

Por que uso do Protocolo no HSA?

Nos últimos anos, temos presenciado uma expansão significativa dos serviços médico-hospitalares, principalmente no pronto-socorro 24h. Visando atender a grande demanda da população que busca esses serviços e cumprindo a norma do Ministério da Saúde, o HSA adotou o Protocolo, com intuito de organizar o atendimento no pronto-socorro e priorizar o cuidado com pacientes que realmente apresentam um quadro emergencial, sanando os problemas decorrentes do aumento dessa demanda, geralmente ligados à quantidade de pessoas aguardando atendimento na Urgência e Emergência do hospital.

A implantação do Protocolo no HSA permite maior eficiência nos atendimentos, pois, em se tratando de saúde, o tempo pode representar a diferença entre salvar uma vida e perder um paciente. Somado a isso, o sistema prevê uma organização adequada das prioridades e a diminuição do risco clínico, evitando-se o uso de recursos de urgência em caso da não observação das condições do paciente, antes do agravamento do quadro.

Dessa forma, os pacientes também são beneficiados, pois sendo submetidos a esta metodologia de classificação, estão assegurados que não correrão risco de morte, e,  ainda, terão uma previsão média do tempo que levará para obter atendimento, diminuindo a expectativa. O uso do Protocolo garante um serviço homogêneo, pois independentemente do horário, do dia da semana ou do profissional que estará de plantão, o HSA possuirá uma padronização no atendimento.

Mais Notícias

Recepção e Integração ao novo colaborador!

No dia 23, terça-feira, a superintendência, juntamente com a gerência de gestão de pessoas, realizou a recepção...

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...