Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Presidente do HSA participa de audiência pública em POA

17 outubro 2014 - 11h31

O presidente do HSA, Sr. Sirinei Panizzon, juntamente com a presidente da Associação Gaúcha dos Portadores da Doença de  Fabry e Familiares, Sra. Adriana Slongo, além de representantes do poder público do município de Tapejara e integrantes da associação, estiveram presentes na audiência pública, realizada na tarde de 16 de outubro, na Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho do Palácio Farroupilha, em POA.

O objetivo do encontro foi debater sobre temas relacionados à problemática enfrentada por pessoas portadoras de doenças raras e seus familiares. Na oportunidade, foi discutido, inclusive, sobre a realidade dos portadores da Doença de Fabry, os direitos que esses pacientes possuem, além de formas de tratamento e perspectivas.

Também se fez presente na audiência o deputado estadual Ronaldo Santini, presidente da Frente parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado, o qual alertou que, no próximo domingo (19), encerra-se o prazo para a população participar de consulta pública, realizada através do site da Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG), que trata da proposta de priorização do elenco de doenças raras para elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Santini enfatizou, ainda, que para participar, basta acessar o link <http://migre.me/lZ8UI>. Entre os princípios dessa proposta está a incorporação e uso de tecnologias voltadas para a promoção, prevenção e cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde (RAS), incluindo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a disponibilização de tratamento medicamentoso e fórmulas nutricionais quando indicados.

Para Panizzon, presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, a atuação do deputado Santini merece reconhecimento, principalmente pelo empenho do  representante da região Nordeste do Estado na conquista de recursos para os hospitais filantrópicos. “Agradeço muito o trabalho que o senhor tem feito em nome das entidades filantrópicas", comentou.

Segundo o presidente, o HSA é referência regional no atendimento à doença de Fabry, inclusive oferecendo uma ala específica para atender portadores da doença. Há mais de cinco anos à frente da instituição, Sirinei salientou a destinação de uma estrutura adequada e profissionais qualificados, sem nenhuma remuneração do SUS por esse trabalho, devido a não existência do reconhecimento da doença. “A própria medicação é conseguida somente através de liminar. É preciso destinar um esforço concentrado de todas as partes para o reconhecimento desta doença, junto ao SUS, para que as pessoas possam ter direito ao atendimento que melhore a vida do paciente e de suas famílias”, afirmou o presidente.

O encontro foi organizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e destacou os problemas enfrentados pelas pessoas portadoras da doença de Fabry. A audiência pública foi proposta a partir dos requerimentos dos deputados Miki Breier (PSB) e Gilberto Capoani (PMDB) e coordenada pelo deputado Carlos Gomes (PRB).


*Parte do conteúdo do texto acima foi extraído da Assessoria de comunicação do Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini

Mais Notícias

Recepção e Integração ao novo colaborador!

No dia 23, terça-feira, a superintendência, juntamente com a gerência de gestão de pessoas, realizou a recepção...

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...