Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Representantes dos hospitais da região debatem efeitos dos cortes de recursos financeiros para a área da saúde

27 julho 2016 - 08h27

Representantes de hospitais da região Norte se reuniram na sexta-feira (22) para debater a crise na saúde. A situação na qual estão inseridas as instituições de saúde, como consequência do corte de recursos da Secretaria da Saúde do Estado, além de dívida existente referente a serviços prestados aos Hospitais Filantrópicos, Santas Casas, Prefeituras e outros prestadores foi o tema do encontro realizado no Hospital da Cidade em Passo Fundo.

A preocupação com os repasses e manutenção dos atendimentos através do Sistema Único de Saúde foi debatida por 11 entidades da região Norte do Estado, que passam a realizar encontros bimestrais. O diretor administrativo do Hospital Santo Antônio de Tapejara, Ildo Costella, destacou a importância da discussão coletiva entre as entidades. “Isso nos ajuda muito em termos unicidade de diálogo entre a nossa região para que a gente possa enfrentar os problemas conjuntos, problemas macro, que são de ordem hospitalar. Hoje nós não temos representação legal dentro da nossa região”, completou.

O próximo encontro será realizado no dia 23 de setembro no Hospital da Cidade de Passo Fundo. Podem participar representantes de instituições de saúde da região. “Estes encontros acabam fortalecendo a gestão dos hospitais, porque trazem muitos assuntos que os outros estão trabalhando em suas regiões. Só fortalece a nossa rede e nos fortalece também como gestão”, ressaltou o administrador do Hospital de Caridade de Carazinho, Felipe Sohne.

O encontro realizado em Passo Fundo reforçou o comprometimento das instituições de saúde da região na busca de ações de enfrentamento à crise.“O nosso maior problema é o atraso de repasses do Governo do Estado. Falta um calendário de pagamentos por parte do Estado aos municípios, falta o comprometimento com o governo estadual principalmente em honrar os contratos existentes, este é o nosso maior objetivo”, enfatizou Adairto Forti, administrador do Hospital Frei Clemente de Soledade e do Hospital São João, da cidade de Arvorezinha.

           O grupo de trabalho amplia a representatividade da região Norte para negociações com o Governo do Rio Grande do Sul e prestadores de serviço. “Essa primeira reunião vem para fortalecer o grupo, para a gente estar alinhados para negociar questões como convenções coletivas, contratos com o Estado e até mesmo as questões relacionadas aos nossos prestadores” afirmou Adairto.

Mais Notícias

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...