Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

14 de Junho Dia Mundial do Doador de Sangue

14 junho 2017 - 11h53

“Doar sangue para salvar vidas” é o lema que motiva os homenageados de hoje, 14 junho, Dia Mundial do Doador de Sangue.

Determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2004, a data comemorativa tem por objetivos: agradecer a todos aqueles que, através de um ato simples, mas de imensurável valia, ajudam a salvar muitas vidas e, tendo tais exemplos, conscientizar mais pessoas para que façam a doação.

Para ser um doador de sangue é simples, basta estar bem de saúde, não pode estar em jejum, pesar mais de 50 quilos, ter dormido por, no mínimo, seis horas. Para os homens que possuem idade entre 18 e 60 anos, a doação pode ser feita com intervalo de 3 meses. Para as mulheres com a mesma faixa etária, o período de doação é de 120 dias entre uma doação e outra. Menores com idade ente 16 e 17 anos é necessária a presença de um responsável legal ou apresentar uma procuração reconhecida em cartório pelo mesmo.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Comitê Transfusional do HSA, Clélia Martins Pinto Saqueti, a doação não traz nenhum tipo de dano para o doador, pois o organismo recupera em pouco tempo a quantidade de sangue doada, além de representar um ato de solidariedade com quem está com a saúde fragilizada.

Aumentar o número de doadores aptos, ou seja, quem já fez a doação e não teve rejeição, é uma meta do Comitê. Anualmente, são feitas coletas externas, quando o Hemopasso vem com sua equipe técnica até o HSA, nas quais são agendados um número determinado de doadores aptos e de novos (aqueles que nunca fizeram a doação).

Realizadas com a parceria do Hemopasso, da Secretaria Municipal de Saúde e entidades ou escolas do município, as coletas sempre superam o número de doadores necessários para o tempo de permanência do Hemopasso. Porém, é necessário agendar um número de doadores além do estipulado pela organização, levando-se em consideração a “reprovação” na pré-triagem, ou seja, problemas de saúde que tenham surgido próximo à data da doação, uso de medicação ou de álcool nas 24 horas que antecedem a coleta, entre outros fatores, o que justifica o fato de, por ventura, a pessoa ter deixado o nome na agenda, mas não efetuar a doação, explica Clélia.

Para o próximo semestre, está confirmada a coleta externa no dia 23 de setembro, das 8h às 17h, em frente ao Centro de Diagnóstico do HSA, com a parceria do Hemopasso, Secretaria Municipal de Saúde e Sicredi. Entretanto, devido às baixas temperaturas e a diminuição no número de doadores, o Comitê Transfusional do hospital está organizando uma coleta de reposição, onde os doadores serão levados até o Hemopasso, com transporte disponibilizado pela SMS, cuja data será confirmada nos próximos dias e o início do agendamento das doações será informado pelos meios de comunicação e redes sociais da instituição.

O Hemopasso atende das 7h às 13h30min, de segunda a sexta-feira e o agendamento das coletas deve ser efetuado pelo fone (54) 3311-5555.

O Comitê Transfusional, direção e colaboradores do HSA agradecem a todos os homenageados pelo nobre ato de solidariedade. Parabéns DOADOR!

Mais Notícias

Recepção e Integração ao novo colaborador!

No dia 23, terça-feira, a superintendência, juntamente com a gerência de gestão de pessoas, realizou a recepção...

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...