Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Hospital Santo Antônio é referência regional no atendimento de patologias relacionados ao nariz, ouvido e garganta

06 julho 2016 - 11h35

Há mais de um ano, o Hospital Santo Antônio passou a realizar atendimentos clínicos e cirúrgicos na especialidade de otorrinolaringologia para toda a região Nordeste do Estado do RS. Um total de 128.308 habitantes em 20 municípios contam com o acesso facilitado a essa especialidade, o que antes não era uma realidade, reforçando Tapejara como centro de referência em saúde na região e demostrando a excelência no atendimento de otorrino.

Após a assinatura do convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, o HSA iniciou os atendimentos em janeiro de 2015, sendo referência em patologias relacionados ao nariz, ouvido e garganta. No total foram 3.735 atendimentos entre consultas e retornos até o momento.

De acordo com o médico otorrino Lucas Ludwig, entre as queixas mais frequentes no atendimento estão as relacionadas à respiração nasal, perdas auditivas e doenças das pregas vocais. Em geral, o diagnóstico médico é rápido e seu tratamento eficaz. Mas em casos mais complexos, uma consulta a especialistas experientes pode fazer toda a diferença no restabelecimento da saúde. O Hospital Santo Antônio oferece segurança no atendimento de otorrino através de profissionais médicos capacitados e comprometidos com a qualidade do atendimento aos pacientes.


Desistências prejudicam o atendimento

O sistema de regulação dos atendimentos é da própria Secretaria de Saúde do Estado que possibilita o cadastro de 240 consultas e 30 cirurgias por mês pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Além das consultas, conta também com diversos exames na área, como exames auditivos, visando o atendimento de excelência para a população. Apesar de disponibilizar o atendimento nesta especialidade, o registro de desistências tem sido grande.

No total foram registradas em média 20 ausências por mês no ano de 2015 e 34 ausências por mês até junho de 2016. Essa falta além de prejudicar o correto andamento do sistema, prejudica outros pacientes que estão na fila de espera. A falta de comunicação prévia sobre a desistência impede que o serviço chame outro paciente para a consulta.

Muitas vezes, o desinteresse na continuidade do tratamento e até o esquecimento estão entre as principais justificativas dos faltosos, que são orientados a informar sobre o não comparecimento com três dias de antecedência. Em geral, o tempo de espera está relacionado ao número de consultas e ao nível de gravidade do paciente, por isso não é possível precisar um tempo médio de espera. As faltas então agravam essa situação e ainda geram desperdício de recursos públicos. Independente do motivo da desistência, o importante é avisar o Hospital para que o horário seja liberado para outro paciente.

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...