Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

HSA participa do lançamento do Programa Latin de Infarto no HSVP

21 setembro 2017 - 11h22

O Hospital Santo Antonio de Tapejara (HSA) aderiu esta semana ao Programa Latin (da sigla em inglês para Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto) e, graças à ajuda da tecnologia, a partir de agora deverá ficar mais rápido diagnosticar precocemente um infarto agudo do miocárdio (IAM) e encaminhar o paciente para tratamento. Os pacientes que chegarem na Emergência do HSA com suspeita de infarto farão um eletrocardiograma e as imagens serão encaminhadas em instantes por um programa para análise de especialistas que detectam alterações específicas na atividade elétrica do coração.

O programa é integrado para análise dos diagnósticos, acionamento das ambulâncias e encaminhamento para o hospital de referência, neste caso o Hospital São Vivente de Paulo, em Passo Fundo (HSVP) para fazer o cateterismo, quando necessário. Quanto menor o tempo para diagnóstico, menos risco de sequelas existirá e como resultado, mais saúde e qualidade de vida para o paciente.

Quanto mais tempo obstruído, mais músculo cardíaco é perdido, por isso, rapidez e precisão fazem diferença no diagnóstico. Com certeza o programa ajudará a salvar vidas, teremos menos pacientes com insuficiência cardíaca e outros problemas de saúde associados. Além dos impactos positivos para o paciente, com menos usuários com problemas crônicos, há economia para a rede de saúde, conforme avaliam os médicos que já possuem uma ampla experiência com o programa, Dr. Roberto Botelho de Minas Gerais e Dr. Marcos Lacativa do Rio de Janeiro.

A adesão ao programa não tem custos para o HSA ou para o município, pois o próprio Latin fornece o notebook para ser acoplado ao aparelho de eletrocardiograma, o software e a avaliação dos especialistas. O hospital apenas disponibiliza os materiais descartáveis necessários.
Na semana passada (12/09) houve um treinamento nas dependências do HSA com a equipe de enfermagem para apresentar o programa, esclarecer os objetivos do projeto e treinar o funcionamento de todo o sistema.

Faz parte da missão das instituições salvar vidas e sempre tivemos um apoio muito importante dos profissionais do HSVP, pois quando solicitamos leito para os pacientes com IAM sempre fomos prontamente atendidos, mas agora, com esse programa teremos uma agilidade maior e garantia de leito, no momento do diagnóstico do infarto essa equipe receberá uma mensagem avisando deste paciente e já ficará a postos aguardando a chegada para que seja feito o tratamento indicado o mais rápido possível. Como sempre dizemos em cardiologia “TEMPO É MÚSCULO”, destacou a cardiologista, Dr. Mariza Fernanda Garcia Rosa.

O evento aconteceu na noite de terça-feira (19/09), no Villa Vergueiro Hotel. Participaram a cardiologista Dra. Mariza, o diretor administrativo do HSA, Sr. Ildo Costella e as enfermeiras da instituição, Greici Scariot Baseggio e Rejane Santini Federle.

Colaboração: Dra. Mariza Fernanda Garcia Rosa
Fotos: Equipe do HSA e Equipe de Marketing do HSVP

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...